Os fosseis são as únicas evidencias de animais e plantas que existiram á milhões de anos. É considerado fóssil todo o resto ou vestígio de ser vivo (animal ou planta) preservado ao longo dos tempos geológicos como parte integrante das rochas sedimentares, geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as chamadas partes duras (conchas, ossos, etc.)
Tem de estar vivo, morrer, ficar ao abrigo dos agentes decompositores (reino fungi), gradualmente vai haver substituição dos elementos químicos do corpo com a rocha, só é fóssil quando é descoberto e só é descoberto, ou por dobras, ou por falhas ou por derrocadas.
Cileno-bactéria à 1º Ser que apareceu na Terra, foi originando novos seres vivos, paleontologia.
Fossilização – conjunto de processos que levam á transformação dos restos, marcas ou vestígios dos seres vivos em rochas.
Importância da paleontologia
Nível económico --> Petróleo (rocha fóssil)
Nível científico --> Permite perceber a evolução dos fosseis.
Processo geral de fossilização:
1- Morre
2- Foi enterrado de imediato e posto ao abrigo dos agentes decompositores
3- As partes moles do ser vivo desaparecem. Ao longo de milhões de anos, vai haver troca de constituintes entre o ser vivo e a rocha, pois não são feitos do mesmo material
4- Formam-se em profundidade, para que possam aparecerá superfície é preciso que haja uma deformação (dobra ou falha) e/ou erosão
5- Fóssil aparece á superfície e é considerado fóssil.
Sem comentários:
Enviar um comentário