bem-vindo

Este blog é destinado a pessoas amantes da ciência e não só.
Aqui pode pesquisar,aprender e relembrar conteúdos de ciências.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vulcanismo Submarino

Vulcanismo submarino:
Devido à presença da água, independentemente do tipo de lava que exista no interior da câmara magmática a lava é sempre viscosa pois contém sempre muito gás. A água ao entrar em contacto com a lava transforma-se em vapor de água e fica incorporada na lava.
Pillow-lava: Formam-se quando a lava entra em contacto com a água do mar. A parte superficial arrefece mas o interior está líquido e a escorrer, esta por sua vez vai entrar em contacto com a água do mar e também arrefece, e assim sucessivamente até não existir mais lava. À medida que a lava vai arrefecendo esta forma relevos que fazem lembrar almofadas daí o nome.
As ilhas vulcânicas formam-se por acumulação do material vulcânico submarino, quando este chega à superfície o tipo de vulcanismo passa a ser comandado pelo tipo de lava existente na câmara magmática.

Vulcanismo Atenuado

Fumarola: vapor de agua, divide-se e três grupos: fumarola quente (vapor de água a altas temperaturas), mofetas (água quente com dióxido de carbono - CO2) e sulfatadas (água quente com enxofre)
Gaiser: jactos intermitentes de água quente
Nascente termal: depósito de água muito quente subterrâneo
CONDIÇOES PARA A EXISTENCIA DO VULCANISMO ATENUADO: água na atmosfera e câmara magmática activa.